sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Antecedentes

Estas Características descrevem vantagens de nascença (ou renascença), circunstâncias e oportunidade: posses materiais, conexões sociais e outros. Os Antecedentes são Características externas e não internas, e você deve sempre refletir sobre como as adquiriu, assim como o que elas representam. Quem são seus Contatos? Por que seus Aliados o apoiam? Como exatamente você ganhou dinheiro suficiente para justificar seus quatro pontos em Recursos? Se você detalhar bastante a concepção do seu personagem, a escolha dos Antecedentes apropriados deve ser natural.

Apesar de jogadas de dados que envolvam Antecedentes não serem comuns, o Narrador pode exigi-las a fim de determinar se um personagem obteve as informações, mercadorias ou favores que procurava.
Você pode, por exemplo, ter que fazer um teste Raciocínio + Recursos para manter saudáveis os seus investimentos em ações, ou Manipulação + Contatos para persuadir o seu "associado" contrabandista a realizar um favor extra.

Aliados
Aliados são humanos que apoiam ou ajudam você — família, amigos ou até mesmo uma organização mortal que lhe deve alguma lealdade. Apesar dos aliados o ajudarem por vontade espontânea, sem necessidade de persuasão ou coerção, eles nem sempre estão disponíveis para ajudar; eles têm suas próprias preocupações e só podem cooperar, em nome da amizade, até um certo nível. Contudo, alguns deles possuem suas próprias Características de Antecedente e podem fornecer acesso indireto a outros contatos, influência e recursos. Aliados normalmente são pessoas de influência e poder em suas cidades natais. Essa influência e poder pode ser praticamente de qualquer tipo, sujeito à aprovação do Narrador: você pode ter amigos no departamento de pesquisa ou até mesmo no gabinete do prefeito, dependendo de quantos pontos você gastar nessa Característica. Seus Aliados normalmente são confiáveis (apesar de provavelmente não saberem que você é um vampiro, ou mesmo que os vampiros existem). Contudo, nada é de graça; se você começar a pedir muitos favores ao seu amigo da Cosa Nostra ele provavelmente irá lhe pedir algum favor amigável no futuro. Esse é freqüentemente um bom começo para uma aventura.

 Um aliado, de influência e poder moderado
 Dois aliados, ambos de poder moderado
 Três aliados, um dos quais é razoavelmente influente
 Quatro aliados, um dos quais é muito influente
 Cinco aliados, um dos quais é extremamente influente

Geração
Pura e simplesmente, este Antecedente representa sua geração, a pureza do seu sangue e sua proximidade do Primeiro Vampiro. Um nível alto em Geração pode representar um senhor poderoso ou um perigoso gosto pela diablerie. Se não gastar nenhum ponto nesta Característica, você começará o jogo como um vampiro da 13° geração. Um jogador pode ter um personagem da 8º (5 Pontos)

 12º Geração: 11 Pontos de Sangue / Pode-se gastar 1 ponto de sangue turno.
 11º Geração: 12 Pontos de Sangue / Pode-se gastar 1 ponto de sangue turno.
• 10º Geração: 13 Pontos de Sangue / Pode-se gastar 1 ponto de sangue turno.
 9º Geração: 14 Pontos de Sangue / Pode-se gastar 2 ponto de sangue turno.
• 8º Geração: 15 Pontos de Sangue / Pode-se gastar 3 ponto de sangue turno.

Rebanho
Você criou um grupo de mortais dos quais se alimenta sem medo. Um Rebanho pode tomar várias formas, desde círculos de boêmios pervertidos até um culto que o vê como uma figura divina. Além de prover alimento, o rebanho pode ser útil em pequenas tarefas, apesar deles normalmente não serem muito controláveis, nem fortemente ligados a você ou altamente habilidosos (se você quer peões mais eficientes, escolha Aliados ou Lacaios).

• 3 Fontes
• 7 Fontes
 15 Fontes
• 30 Fontes
• 60 Fontes

Lacaios
Não sendo precisamente aliados ou contatos, seus lacaios são servos, assistentes ou outras pessoas que são companheiros leais e constantes. Muitos dos servos dos vampiros são carniçais — seus poderes sobrenaturais e a lealdade imposta por laços de sangue fazem deles os melhores servos possíveis. Lacaios também podem ser pessoas que foram Dominadas repetidamente e não possuem mais força de vontade, ou seguidores tão enfeitiçados pela Presença de um vampiro que sua lealdade beira o fanatismo cego.
Alguns vampiros, especialmente os que possuem a Disciplina Animalismo, usam "cães do inferno" (cachorros carniçais) ou outros animais carniçais como lacaios. Você precisa manter algum controle sobre seus Lacaios, seja através de um salário, um pouco da sua vitae ou o uso de sua Disciplina. Os Lacaios nunca são "cegamente leais não importa o que aconteça" — se você os tratar muito mal sem exercer um controle rígido, eles podem muito bem se voltar contra você. Os Lacaios podem ser úteis, mas jamais devem ser perfeitos: Um carniçal fisicamente forte pode ser rebelde, inconvenientemente obtuso ou desprovido de perícias práticas. Um criado leal pode ser fisicamente fraco ou não possuir nenhuma iniciativa pessoal ou criatividade. Este Antecedente não pode ser uma desculpa para a criação de um guarda-costas imbatível ou um assassino de estimação — ele é simplesmente um método para trazer personagens mais bem desenvolvidos à crônica, assim como para mostrar os "leais escudeiros" pelos quais os Membros são notórios. Não abuse.

• Um lacaio
• Dois lacaios
• Três lacaios
• Quatro lacaios
• Cinco lacaios

Status
Você tem alguma reputação e posição (merecida ou não) dentro da comunidade dos Membros.
Na sociedade da Camarilla, o status é freqüentemente derivado do status de um senhor e do respeito devido à linhagem. No Sabá, o status normalmente se origina em um bando. Os anciões são conhecidos por terem pouco respeito pelos novatos; este Antecedente pode de alguma forma mitigar este fato. Um alto status dentro da Camarilla não é transferido para a sociedade do Sabá (e provavelmente irá fazer de você um alvo notório para a seita rival) e vice-versa. Da mesma forma, os anarquistas são considerados como tendo status zero, a não ser que de alguma forma algum deles armazene poder e as tenções suficientes para se fazer ouvir. Você poderá ter a oportunidade de fazer jogadas usando seu Status em conjunto com alguma Característica Social; isso reflete os efeitos positivos do seu prestígio.

Observação: Personagens Caitiff não podem comprar o Antecedente Status durante a criação de personagem. Os Caitiff são os mais baixos dentre os baixos e qualquer respeito que eles alcancem tem que ser conquistado durante o curso da crônica.

 Conhecido: um neófito
• Respeitado: um ancilla
• Influente: .um ancião
 Poderoso: um membro da Primigênie (ou bispo)
 Luminar: um príncipe (ou arcebispo)

Arsenal
Arsenal, ao contrário do que certos jogadores imaginam, não é acesso a armas militares ou armas pesadas. Ao invés disso, é um Antecedente que representa uma coleção ou o acesso fácil a armas de diversos tipos. Quanto maior o nível de Arsenal, mais armas, mais variedade e mais raridades podem ser encontradas no arsenal do personagem. Isso significa um número de pistolas,espingardas e outras armas normalmente acessíveis ao público ou ao crime organizado. Não, não incluem-se mísseis, fuzis militares ou armas totalmente automáticas nisso.Arsenal pode incluir alguns explosivos, certas armas do mercado negro, armas raras ou antigas, itens de colecionador, munições diversas e alguns veículos militares (jipes,caminhões, etc... nada de tanques).

• Você tem em sua casa algumas armas diversas, mas não muito. Munição é um problema constante, caso você use suas armas com freqüência.
•• Seu porão tem munições, várias armas (uma ou duas raras) e uma boa variedade.
••• Você tem uma incrível variedade de pistolas,espingardas e até mesmo talvez submetralhadoras e um ou outro fuzil. Possivelmente tem armas raras ou antigas em sua coleção.
•••• Você tem acesso a alguns explosivos. Seu arsenal surpreenderia muitos colecionadores.
••••• Você tem arsenal suficiente para suprir uma pequena guerrilha. Talvez você seja um colecionador fervoroso... ou simplesmente seja um louco varrido que quer derrubar o governo.

Arcanum
Alguns Membros são irreconhecíveis por natureza e aqueles ao seu redor falham frequentemente em percebê-los. Essa habilidade se manifesta como um estranho sedativo pelo qual a pessoa que tenta se lembrar reconheça apenas uma estranha nostalgia. Arcanum não é a mesma coisa que Ofuscação, e certamente não ajuda em combate ou situações parecidas. Arcanum subtrai um dado por nível em qualquer parada de dados usada para localizá-lo.

Facilmente reconhecido
Duro de Seguir
Só um detetive poderia seguí-lo
•••• "Talvez ele passe aqui por anos..."
••••• Nunca ouviram falar desse cara

Biblioteca de Ocultismo
Biblioteca representa que o personagem tem acesso a uma vasta coleção de conhecimentos sobre o sobrenatural que normalmente não podem ser acessados de outras maneiras ou com facilidade. Enquanto notícias e informações genéricas de assuntos mundanos podem ser encontrados em qualquer biblioteca pública ou particular, em enciclopédias ou em noticiários, você detém acesso a livros de ocultismo e magia, documentos escritos por seres sobrenaturais e relatos de acontecimentos e eventos não-naturais. Sua biblioteca não possui fatos e informações 100% confiáveis ou reais, porém a informação contida pode ajuda-lo em pesquisas ou a descobrir partes da verdade sobre o sobrenatural. Além disso, ela contém muitas lendas, feitiços, rituais e contos que, mesmo falsos, podem ajudar-lhe quando você menos espera. Note que quanto maior e mais precisa a sua biblioteca for, mais pontos ela custará, e mais cobiçada ela será. Muitos magos, vampiros e outras criaturas podem querer apossar-se de sua biblioteca, caso descubram sobre sua existência.

• Você possui alguns livros. Dificuldade -1 em testes de pesquisa de assuntos referentes à sua biblioteca. +1 em Ocultismo quando você tiver acesso à sua biblioteca.
•• Você possui uma estante cheia de livros de ocultismo.Dificuldade -1 em testes de pesquisa. +2 em Ocultismo quando você tiver acesso à sua biblioteca.
••• Você possui diversos tomos, manuscritos, tratados e livros a respeito do sobrenatural. -2 nas dificuldades de testes de pesquisa a respeito do assunto. +3 Ocultismo quando você tiver acesso à sua biblioteca.
•••• Você possui uma grande área, provavelmente seu porão, sótão ou vários quartos de sua casa, cheia de livros,tomos e informações. -2 dificuldades em pesquisa, +4 Ocultismo quando tiver acesso à sua biblioteca.
••••• Sua biblioteca compara-se à uma biblioteca pública em tamanho e variedade de livros. -3 dificuldades em pesquisas referentes ao assunto, +5 em Ocultismo quando tiver acesso à sua biblioteca.

Contatos
Contatos são pessoas às quais o personagem pode recorrer caso necessitem de informação. Um personagem possui tanto contatos confiáveis como genéricos: contatos confiáveis são pessoas específicas e de confiança, a quem o personagem recorre caso precise de informação precisa em alguma área.Contatos genéricos são pessoas de pouca confiança, que podem dar informações genéricas mas duvidosas. O personagem precisa determinar quais são seus contatos confiáveis, pois a natureza desses contatos influenciam que informações eles podem prover. Afinal, um médico não saberia dar informações a respeito de ocorrências entre os advogados da cidade, por exemplo...O nível deste Antecedente determina quantos contatos confiáveis que o personagem possui. Ele pode também acessar seus contatos genéricos, que são muito mais numerosos: nesse caso, testa-se o nível do Antecedente, com dificuldade variável de acordo com a natureza da informação,e o número de sucessos determina a quantidade e confiabilidade das informações obtidas após contato com os informantes genéricos.

• 1 contato genérico
•• 2 contatos genéricos ou 1 confiável
••• 3 contatos genéricos ou 1 confiável
•••• 4 contatos genéricos ou 2 confiáveis
••••• 5 contatos genéricos ou 3 confiáveis

Fama
Fama é o sol dos mortos. Pelo menos, é o que dizem. Bem, o nome é auto-explicativo: personagens com fama são... bem... famosos! Isso significa uma boa fama de algum tipo: ele pode ser um cientista respeitado, um ator famoso, um músico bem-sucedido, um político querido, um pintor renomado, um escritor conhecido, etc. ...Fama tem um lado bom e um ruim. O bom é que, diantede seus fãs ou daqueles que o conhecem, o personagem pode somar seu valor em Fama a quaisquer paradas de dados para testes sociais. O lado ruim é que as pessoas podem testar Inteligência + a Fama do personagem para tentarem reconhece-lo. Isso pode ser ruim o suficiente quando ele tenta passar despercebido. Porém, pode até ser útil caso o policial que ia te passar uma multa mostra-se um fã seu...

• Você é conhecido em alguma região ou em vários bairros de sua cidade.
•• Você é conhecido em toda a sua cidade e nos arredores da mesma.
••• Você é famoso em todo o seu estado, condado ou província.
•••• Você alcançou uma fama nacional.
••••• Você é uma estrela internacional.

Identidade Alternativa
Este Antecedente permite que o personagem possua uma identidade alternativa, que nem mesmo seus companheiros e amigos conhecem. Ele, literalmente, pode se passar por outra pessoa, tendo todos os documentos e provas necessários (é claro, esses documentos e provas não são  necessariamente verdadeiros).O nível deste Antecedente determina o quão bem forjada foi essa identidade falsa que o personagem possui.

• Você não é lá muito experiente nesse negócio de identidade falsa, e seus documentos e provas não são muito convincentes.
•• Você personifica bem sua segunda identidade e possui alguns documentos convincentes.
••• Sua identidade alternativa dificilmente poderia ser descoberta como falsa.
•••• Ninguém duvidaria de sua identidade.
••••• Às vezes até mesmo você esquece qual sua verdadeira identidade realmente é.

Influência
Este Antecedente representa alguma espécie de Influência em alguma instituição mortal. Isso inclui polícia, bombeiros, advogados, imprensa ou outras instituições. Através de Influência, o personagem ganha direitos e poderes dentro desta instituição, podendo usar (moderadamente) os recursos da mesma a seu favor. Note que Influência não deve ser abusada. Quanto mais um personagem usa sua Influência, mais ela se destaca. Abusos de influência podem exauri-la até que ela acabe. O nível de Influência do personagem pode ser adicionado a testes relevantes à sua área de Influência.

• Moderado: um pequeno fator local.
•• Com boas conexões: uma força a ser considerada.
••• Posição privilegiada: uma força regional.
•••• Pessoa de grande poder: influência nacional.
••••• Vastamente influente: influência internacional.

Mentor
Este Antecedente representa alguém mais experiente que você, normalmente com muito mais recursos, aliados e influência, que olha por você, ajudando-o a se desenvolver e,ocasionalmente, tirando-o de situações arriscadas. De certa forma, Mentor é uma mistura de Aliado, Contato, Biblioteca e Influência. Ele pode fazer favores ao personagem como se fosse um desses Antecedentes, seja dando ajuda direta, ensinando-o a usar seus poderes ou manipulando pessoas influentes a favor do personagem. Note, porém, que o Mentor não estará sempre presente, nem sempre disposto a ajudar. Ele tem seus próprios objetivos, e não quer ficar cuidando de você para sempre. Além disso, ele com freqüência pode pedir favores em troca de sua proteção.

• Seu mentor é pouco melhor do que você, mas pode dar uma ajuda ocasional.
•• Seu mentor é bem mais experiente, podendo ensinar-lhe muito e realiza favores ocasionais.
••• Seu mentor é bem visto e respeitado, busca ajuda-lo como pode, e tem muito a lhe ensinar.
•••• Seu mentor é muito influente e bem informado, tem grandes conhecimentos e muitos aliados.
••••• Seu mentor é extremamente influente, tem conexões vastas, muito conhecimento e uma disposição a ajuda-lo com freqüência.

Recursos
Um Antecedente já bem conhecido, Recursos indica o poder aquisitivo do personagem. Recursos se manifestam de muitas formas, e dinheiro não é a única delas. Recursos podem significar propriedades, posses, favores, ações,negócios (legais ou ilegais), etc. Personagens com maiores Recursos são capazes de comprarem (ou conseguirem) o que desejam com muito mais rapidez e facilidade.O nível neste Antecedente indica o tipo de bens que o  personagem possui e quanto de dinheiro líquido ele consegue por mês. O nível também indica quanto ele pode conseguir de dinheiro caso venda os bens que possui.

• Pequenas economias: um apartamento pequeno, um meio de transporte barato. Ganho de $500 ao mês. Se liquidado, pode conseguir pelo menos $1.000 em dinheiro.
•• Classe Média: Um apartamento ou condomínio. Ganho de $1.200 ao mês. Se liquidado, pode conseguir pelo menos$8.000.
••• Grandes economias: Casa própria e com os luxos necessários. $3000 por mês, podendo conseguir pelo menos $50.000 caso venda seus bens.
•••• Rico: Uma casa grande, ou mesmo mansão. Se liquidado, pode conseguir pelo menos $500.000 em dinheiro.Ganha $9.000 por mês.
••••• Muito rico: talvez milionário. Pode ter quase tudo oque imagina. Ganha cerca de $30.000 por mês e, se liquidado, conseguiria pelo menos $5.000.000

Refúgio
Esta Característica indica que o personagem possui um ou mais locais seguros em que pode esconder-se ou proteger-se.Refúgios são primariamente esconderijos, mas podem também ser fortalezas que o personagem pode usar para defender-se de seus inimigos.O nível do Antecedente indica a qualidade do Refúgio que o personagem possui. O jogador pode, porém, resolver ter vários Refúgios menores ao invés de um único grande Refúgio.

• Um local para se esconder, pouco protegido, como um porão secreto, um apartamento em nome de outra pessoa, etc.
•• Um local bem protegido, como uma galeria abandonada de esgoto, uma caverna fora da cidade preparada para refúgio, etc.
••• O local é bem escondido e com boa segurança, como uma sala secreta numa fábrica, uma tumba sob uma casa,uma suíte num hotel de luxo, etc.
•••• O local é único e bem protegido: uma galeria subterrânea com passagens secretas, um cofre oculto, uma tumba sob a delegacia.
••••• Um refúgio majestoso, incrivelmente bem protegido:uma tumba sob uma base militar; um castelo no velho mundo, cheio de passagens e armadilhas; uma galeria subterrânea bem defendida e labiríntica, etc.

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